Estuário do Sado

edicoes
Um bom ponto de partida para se começar a conhecer a Reserva Natural do Estuário do Sado é o Moinho de Maré da Mourisca, próximo do Faralhão. Esta é uma zona de sapal e salinas, o peso na Natureza faz-se sentir na paisagem e o moinho representa um testemunho secular de como o Homem adaptou as forças naturais em proveito próprio. Há empresas que desenvolvem várias atividades de lazer no estuário. A comunidade de roazes-corvineiro é um dos ex-líbris dessas ofertas turísticas, que propõem diferentes passeios no rio para observação daquela que é uma das poucas comunidades de golfinhos sedentárias no mundo.

A observação da fauna e flora é outro dos pontos de maior interesse na área do Estuário, com a oportunidade de se avistar, consoante a época, pernas-longas, flamingos, águias-sapeiras ou cegonhas-brancas.

A Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se encontram várias Salinas como testemunho da importância que a indústria da extração do sal teve outrora na área, vale pela riqueza e variedade ecológica.