Moinho de Maré da Mourisca

Um moinho com História

O Moinho de Maré da Mourisca, localizado na Herdade da Mourisca, é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no Estuário do Sado. Até à década de 50, do século passado, naquela estrutura com cerca de 280 metros quadrados, funcionaram, em simultâneo, oito mós. Originalmente constituído por uma sala de moagem, uma outra de armazenamento e uma casa de apoio ao moleiro, o moinho funcionou, durante mais de 250 anos, para moagem de cereal e produção de farinha. Após anos de abandono e já em avançado estado de degradação, o Estado adquire o imóvel e inicia, em 1995, a sua recuperação. Em 2012 é assinado um protocolo de cogestão entre o ICNF – Instituto de Conservação da natureza e Florestas e a Câmara Municipal de Setúbal, ficando ambas as instituições responsáveis pela dinamização do moinho e da área envolvente.

Naturalmente apaixonante

Ao longo do ano são promovidas várias atividades no Moinho de Maré da Mourisca e na área envolvente, reconhecida pela sua diversidade biológica.

O Moinho de Maré da Mourisca está situado em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, zona que alberga uma enorme biodiversidade, nomeadamente de aves, devido à existência de densos montados de sobreiro, extensos caniçais, salinas, sapais, galerias ripícolas e áreas agrícolas, numa mosaico paisagístico muito especial.

As Visitas Guiadas, realizadas na Sala das Mós, dão a conhecer a história e o funcionamento dos engenhos de moagem do Moinho de Maré. As visitas são gratuitas mas sujeitas a marcação prévia através do correio eletrónico gatur@mun-setubal.pt .

A sala polivalente do Moinho oferece um espaço de lazer onde decorrem temporariamente workshops de várias áreas e exposições de fotografia, pintura, artesanato e de colecionismo.

Ainda no interior do edifício, destaque para a Loja (aderente da marca Natura.PT) e Cafetaria do Moinho, com oferta de produtos regionais, entre eles o vinho da região, o apreciado Moscatel de Setúbal, o Queijo de Azeitão, Chás Biológicos, Flor de Sal, Doces Regionais e uma enorme variedade de Artesanato. Possui uma esplanada, onde o visitante pode desfrutar da deslumbrante paisagem dos sapais.

A zona envolvente ao Moinho é também, anualmente, palco de diversas atividades que atraem milhares de visitantes.

Observação de Aves

A Herdade da Mourisca insere-se no estuário do Sado, numa das zonas húmidas mais importantes para observação de aves aquáticas, podendo acolher no Inverno de cerca de 50 mil aves. Possui um observatório, construído propositadamente para promover a observação e a fotografia de aves, algumas migratórias, outras residentes, que nidificam nestes espaço naturalmente privilegiado. Entre as espécies residentes e migratórias, destaque para o Colhereiro, o Mergulhão-pequeno, a Garça-real, a Águia-sapeira, o Pernilongo e o Flamingo.

O Gabinete de Turismo do Município disponibiliza ao público visitante telescópio e binóculos que auxiliam a visualização das espécies.

Os Passeios Pedestres estão, igualmente, em destaque na Herdade da Mourisca, havendo duas propostas distintas, ambas com grau de dificuldade baixo.

Os encantos da zona estuarina podem, ainda, ser admirados a bordo de uma embarcação. As saídas de barco no Estuário do Sado permitem a observação de uma diversidade de espécies e a identificação de uma grande variedade de habitats.

 

Extensão aproximada: 10km

Duração aproximada: 1 hora

Ponto de Partida/ chegada: Partida do Cais Palafita junto do Moinho de Maré

Informações: gatur@mun-setubal.pt /265 783 090 ou 914 162 354

 

A degustação de ostras de Setúbal é outra proposta aliciante para uma agradável experiência gastronómica na Herdade da Mourisca. Os menus de degustação de ostras são acompanhados de excelentes vinhos da região.

Reservas e informações: gatur@mun-setubal.pt / 265 783 090 ou 914 162 354

 

 

A não perder

FlaminGO Fest

(em maio ou junho, consoante as marés)

Uma Festa que convida a participar em atividades desportivas e de lazer, em perfeita harmonia com a natureza e onde é possível saborear produtos regionais, como o queijo, o vinho e os doces.

Programa: Passeios de Kayak e de Barco no estuário do Sado, corrida, caminhada e tour em BTT, passeios de charrete, animação infantil, observação de aves e interpretação de habitats e anilhagem de passeriformes.

Observanatura

(em setembro)

Feira dedicada ao Turismo Ornitológico focada na atividade de observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. Inclui, também, atividades de fotografia, pintura e ilustração da natureza.

Programa – Workshops, mini-cursos, passeios pedestres ou marítimos pela Reserva Natural do Estuário do Sado para observação de aves, ateliês e sessões de anilhagem.

Feira de Outono e Magusto

(Por altura do S. Martinho – novembro)

Feira de produtos caraterísticos da época, produzidos nas áreas protegidas. Destaque para os hortofrutícolas, mel, sal, ostras, pão, vinho, queijo e ervas aromáticas. Este evento inclui um magusto.

Programa – Atividades ao ar livre e o Magusto no Moinho que preserva a tradição popular com a castanha assada, batata-doce e água-pé.

Mercadinho de Natal do Moinho

(Segundo fim de semana de dezembro)

Festa natalícia onde se privilegia uma Mostra de Produtos Regionais e o Artesanato da Península de Setúbal.